O que é Business Intelligence para restaurantes e como utilizar

A revolução tecnológica do século XXI trouxe com ela novas formas de tomar boas decisões para seu negócio. Uma delas é através do estudo e análise de dados, que permitem melhorias baseadas em números e gráficos. O Business Intelligence para restaurantes é essa inteligência que estuda dados do seu negócio.


O que é Business Intelligence?

Também conhecido como B.I., business intelligence significa “inteligência de negócio” e está sendo cada vez mais utilizada por diversos segmentos de marcas e empreendimentos. O B.I. consiste em coletar dados, organizar números, analisar resultados, tomar novas ações e monitorar as mudanças para verificar se estão sendo efetivas.


Ao contrário do que muitos pensam, o B.I. não é uma ferramenta ou software específico, mas sim uma junção de dados administrativos, estudo de tendências do mercado e monitoramento de novas ações.

Alguns dos benefícios de utilizar o business intelligence no seu negócio são uma gestão mais eficiente de informações, otimização de processos, reconhecimento de falhas, identificação de oportunidades, prevenção de riscos, entre outros.


Como usar o Business Intelligence para restaurantes?



Análise de dados

Os dados do seu restaurante podem e devem ser estudados e analisados. Esse é o primeiro passo para um negócio mais inteligente. Observe seus números para chegar a conclusões: qual é o dia de mais movimento? O prato que mais sai e o que menos sai? As pessoas comem sozinhas ou acompanhadas? O programa de fidelidade está sendo utilizado com que frequência?

Todos esses números devem ser observados para que você possa analisar qual tipo de comida seus clientes mais gostam, o que você pode fazer para melhorar a experiências das pessoas no seu restaurante, se vale a pena fazer promoções, entre outros.


Redes sociais

Hoje as redes sociais são um dos maiores meios de publicidade e não é à toa: elas oferecem um meio mais fácil de alcançar um público segmentado e mostram relatórios completos de números como alcance da publicação e cliques no link. Utilizando as redes sociais, é possível alcançar seu verdadeiro público e ainda fazer promoções.

“A publicidade tradicional, que antes era parte central na estratégia de comunicação perdeu força frente ao digital. As empresas precisam estar preparadas e prontas para esse desafio. A única constante desse cenário é a inovação”

Ana Paula Tavares, Sócia-Diretora da Aporama.


Conhecimento do seu consumidor

Através do business intelligence para restaurantes é possível conhecer melhor o seu consumidor e, consequentemente, fazer um negócio mais atrativo para ele. Aplicativos como a Liuv fornecem dados básicos dos seus clientes como data de aniversário e idade, possibilitando que você entenda qual é a idade média dos consumidores e fazer promoções especiais de acordo com seu perfil.


Plataformas de gestão

Um dos meios mais fáceis de analisar seus dados é através de uma plataforma de gestão que forneça informações completas. Com elas, é possível economizar tempo e conseguir fazer decisões mais efetivas para seu negócio.

Com o aplicativo de pagamento da Liuv, além de oferecer uma experiência melhor para seus clientes e evitar filas no seu restaurante, você terá acesso a uma plataforma exclusiva de gestão com relatórios de vendas diárias, programa fidelidade, promoções, avaliações de usuários e muito mais. Fale com a gente para conhecer a Liuv!


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